top of page

RESPIRAÇÃO E SEUS VAYUS

O movimento é parte integrante da nossa vida no universo. Através do movimento da respiração, observa-se o nosso primeiro movimento, a “primeira unidade” de energia.

Sem respiração não existe movimento e sem movimento não existe pensamento. “Pensamos porque nos movimentamos." Da mesma forma, observa-se que, com o pensamento e o movimento, pode-se realizar diversos feitos neste universo.


Respiração. É a base de nossas ações. É movimento. A respiração está associada ao Prana para os hindus, Chi para os chineses, ki para os japoneses e eletricidade humana (energia – movimento) para os ocidentais.


O Prana é absorvido no corpo através do Pranayama.

Pranayama quer dizer “habilidade para expandir a primeira unidade”. Quando o corpo está cheio de Prana, ele vibra de maneira diferente, enche-se de vitalidade, energia, criatividade e manifestação.


Observa-se em nossa atual vida cotidiana que o padrão de respiração é curto. E que muitas vezes nem prestamos atenção nele, pois é algo natural que o corpo oferece. No entanto, o Prana, por ser a primeira manifestação de energia, é sutil, mas é a força que dá o movimento a todo universo da experiência.






0 visualização0 comentário
bottom of page