PURUSHA

Atualizado: 24 de mar.

Purusha é o silencio absoluto que descende na forma de prakriti. De prakriti aparece o Espaço, do Espaço corre o Vento que dá lugar ao Fogo,

do Fogo flui a Água, que dá forma à Terra, e da Terra provêm as plantas que dão a nutrição, e da nutrição se origina o esperma do qual nasce o homem. Eles ocultam purusha ou se convertem em purusha. Purusha é a Alma Individual do homem para viver a vida. E a alma precisa de um corpo, então cuidemos desse corpo. (JOYTHIMAYANANDA, Swami. Diagnóstico y Cura según el Ayurveda. Nidan – Chikutsa. Brontes. Pg 33)


Purusha é a energia potencial, a forma original da matéria, da essência não manifesta, o potencial indiferenciado de tudo aquilo que se manifesta. Sendo purusha de natureza imaterial, precisa de um mundo material para fazer possível a experiência. Esta experiência chama-se prakriti ou matéria primordial. Esta não tem consciência própria e está privada de subjetividade. Para animá-la, é preciso a faculdade de consciência própria de purusha. Então aparecem os tattvas, os vinte e quatro princípios cósmicos.

Mariana Branco

#ARTE_MarianaBranco #ARTE #ArteContemporânea






</