Fundamentos
O que é
Respiração Essencial
Respirar é uma das coisas mais simples. Inspiramos. Exalamos.
Nenhum esforço é necessário para que esse
movimento aconteça.
No entanto,
se ela fosse tão simples assim, teríamos mais pessoas com menos doenças e com mais vitalidade e felicidade
neste mundo.
Temos na respiração a metáfora mais precisa sobre o modo como encaramos a vida,
a maneira como vivemos,
e como reagimos
às trocas que a vida nos traz.
A respiração é o maior recurso acessível para criar e sustentar a nossa energia vital. Reconhecer esse recurso envolve o processo de perceber o que há de melhor no que chamamos de respiração essencial.
Com a agitada vida contemporânea, muitas pessoas perderam a conexão com a maneira natural de Ser e o nosso recurso natural de energia. Abrir as portas para essa nova vida envolve redescobrir a origem do processo natural de respirar.
Ao longo do tempo verificou-se que o processo da respiração está altamente ligado à saúde,
à consciência, ao espírito.
Observa-se:
*Em grego, psyche pneuma significa respiração, alma, ar e espírito; *Em latim, anima spiritus significa respiração e alma; *Em japonês, ki significa ar e espírito; *Em sânscrito, prana tem o significado de força da vida, aquela que adquirimos no momento em que nascemos e que perdemos no momento da nossa morte. *Em mandarim, hsi significa consciência do coração e da alma.
Algumas pessoas já tomaram consciência e quando se deparam com sintomas de doença, ansiedade e cansaço, retomam as rédeas da sua respiração como possível
fonte de regeneração.
No entanto, muitas outras pessoas ainda não pararam para observar que é na respiração que estão muitas das soluções para diversos males. A maioria das pessoas não está consciente que tem uma respiração pobre.
Poucos sabem as causas de respirar com restrições.
Podem-se observar desde dores de cabeça até ataques cardíacos,
com um leque enorme de outras doenças que são causadas pela falta
da correta respiração.
Na vida contemporânea, observa-se a respiração muito concentrada na parte alta do pulmão, respiração muito acelerada, e uma respiração com sombras e intervalos sem consciência.
E sem consciência não há como mudar os hábitos.
Não precisamos ser especialistas para reconhecer esses padrões na atualidade. Eles fazem parte das atitudes humanas em geral, devido à vida de correria, às roupas extremamente apertadas, aos calendários superlotados, entre muitos fatores. Tudo isso está literalmente tirando o nosso ar,
a nossa respiração.
Existem várias pesquisas sobre respiração e relaxamento.
Elas mostram que técnicas respiratórias ajudam a eliminar doenças,
fazendo com que as pessoas sejam menos suscetíveis aos vírus
de modo geral.
Da mesma forma, essas pesquisas mostram que pode haver a redução
da pressão arterial e do colesterol, com a melhoria da respiração.
“Quando respiramos de uma maneira correta e construtiva, mudamos o nosso padrão de autodestruição para um padrão de saúde. Esta troca de operar no stress crônico para um modo mais relaxado de atenção, pode afetar a síntese de proteína e carboidratos, incrementando a produção de células para o sistema imunológico, promovendo o reparo de ossos e crescimento, e expandindo o funcionamento hormonal e o processo psicológico." (FARHI, Donna. The Breathing Book. Pg. 07)
Todos esses benefícios químicos, celulares e neurológicos, de uma maneira mais subjetiva, podem ser sentidos na forma como pensamos e agimos. A mente muda, fica mais focada, mais clara, mais presente. As emoções começam a ficar mais balanceadas através de uma respiração consciente, calma e regular.
E, um benefício complementar: as pessoas que praticam uma respiração consciente e percebem a sua respiração essencial aparentam ser mais jovens do que realmente são.
TRECHO DO LIVRO SOMOS O QUE PRANA. ARTe COMM YOGA . Mariana Branco
ARTe COMM YOGA • Mariana Branco
Natural Therapies BOOKS & EXPERIENCES
Ayurveda •
Yoga Prana Marma
Sound Aroma Stones Herbs
Vedic Astrology
MOVIMENTO • CONHECIMENTO •
VIBRAÇÃO • AROMA • EQUILÍBRIO • CURA
#Books&Experiences
📸 Mariana Branco
****************************************
Comments