top of page

NADI SHODHANA PRANAYAMA - COMO PRATICAR

Nadi refere-se aos canais de energia do corpo. Neste caso, refere-se especificamente aos nadis, Ida e Pingala. Ida é o canal principal do lado esquerdo da coluna, e Pingala é o canal principal do lado direito. Ida representa o feminino (lunar), enquanto Pingala representa o masculino (solar). Eles podem ser comparados aos pólos positivo e negativo de qualquer circuito elétrico. Seu equilíbrio é, portanto, decisivo para o equilíbrio interno do Ser Humano nos níveis físico, emocional e espiritual.


"Nádí shodhana significa purificação das nádís. Este processo respiratório é importantíssimo no Yoga, pois promove o bhúta shuddhi, a limpeza do corpo sutil, requisito preliminar e indispensável para as práticas mais avançadas." (Pedro Kupfer - 31 de Julho de 2000 - http://www.yoga.pro. br/artigos/308/3030/nadi-shodhana-pranayama)


Sentado em uma posição firme e agradável, com as costas eretas e as mãos em jñána ou vishnu mudrá, esvazie por completo os pulmões. Obstrua a narina direita e inale pela esquerda. Retenha o ar nos pulmões.


Feche a narina esquerda e exale pela direita. Aqui você completou um ciclo. Inspire por essa mesma narina e retenha o ar. Com eles cheios, troque de narina, expirando pela esquerda. Faça 20 ciclos, lembrando sempre que só deve trocar a narina em atividade com os pulmões cheios e nunca quando eles estiverem vazios.







0 visualização0 comentário
bottom of page