top of page

MOVIMENTO

O movimento é a base das nossas ações. É o deslocamento.

Aristóteles define o movimento como passagem de potência a ato.

O movimento ocorre da parte para o todo e do todo para a parte.

Do centro do indivíduo para todo o corpo e do corpo para o centro.


Do indivíduo integral para toda a organização e da organização para o indivíduo. De toda a organização para o mundo e do mundo para a organização. Do mundo para o universo, assim como do universo para o mundo.


A concepção do universo, como uma rede interligada de relações, é um dos temas tratados com maior frequência na física moderna. O outro é a compreensão de que a rede cósmica é intrinsecamente dinâmica. O aspecto dinâmico da matéria manifesta-se na teoria quântica como consequência da natureza ondulatória das partículas subatômicas; e é ainda mais central na teoria da relatividade, a qual mostra que o ser da matéria não pode ser separado de sua atividade.


Dessa forma, observa-se o movimento como base das nossas ações.

De acordo com a teoria quântica, a matéria está sempre se agitando, sempre em movimento, nunca está imóvel. A física moderna representa a matéria não como inerte, mas sim num estado de contínuo movimento, dançante e vibratório.


Na natureza existe estabilidade, mas essa estabilidade é a do equilíbrio dinâmico, do movimento. (CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação. A Ciência, a Sociedade e a Cultura emergente. Cultrix. 2006. Pg. 83)


“Ao término de um período de decadência sobrevém o ponto de mutação. A luz poderosa que fora banida ressurge.Há um movimento, mas esse movimento não é gerado pela força. O movimento é natural, surge espontaneamente.

Por essa razão, a transformação do antigo torna-se fácil.

O velho é descartado e o novo é introduzido.

Ambas as medidas se harmonizam com o tempo,

não resultando daí, portanto, nenhum dano.”

I Ching


Trecho do Livro Somos o que Prana. Mariana Branco. ARTe COMM YOGA





2 visualizações0 comentário
bottom of page