top of page

COMUNICAÇÃO

Troca. Entendimento.

Relação. Movimento. Percepção. Propriocepção

A comunicação corporal, via leitura dos pensamentos e atitudes expressos no comportamento das pessoas, foi o primeiro sistema de comunicação desenvolvido pelo ser humano, antes mesmo da palavra, da comunicação oral.


Somente a espécie humana interioriza os sistemas de comunicação para os transformar em instrumentos de pensamento. (LEVY, Pierre. Les Technologies de l’intelligence. L’avenir de La pensée à l’ère informatique, La Découverte, Paris, 1990).


Existe o pensamento sem língua. No entanto, isso não quer dizer que o pensamento não possui signos, que são as imagens mentais ou mesmo modelos mentais mais complexos que as imagens.

Os seres humanos conseguem materializar o pensamento por meio de uma série de operações práticas, como a expressão, e pensam por meio de combinações materiais, como a introjeção e interiorização de sistema de signos.


Observa-se que, antes mesmo da fala, já se fazia uso da linguagem corporal para a transmissão de emoções e sentimentos humanos; e, ainda hoje, pode-se observar o complexo uso da linguagem corporal, apesar da excessiva atenção dada às palavras. A comunicação do nosso corpo é reflexo externo do estado emocional de cada pessoa.


Cada gesto e cada movimento são uma valiosa fonte de informação sobre a emoção que sentimos em um determinado momento. O corpo comunica os padrões de Prana, os padrões da sua respiração.


Algumas pesquisas mostram que a comunicação do corpo tem um efeito cinco vezes maior do que as palavras pronunciadas (PEASE, Allan & Barbara. Desvendando os segredos da Linguagem corporal. Sextante. Pg. 27).


A comunicação é um objeto que está à nossa frente, disponível aos nossos sentidos. A comunicação tem uma existência sensível e é do domínio do real e está em nosso cotidiano. Na história da humanidade, os homens sempre se comunicaram, desde os primeiros agrupamentos humanos. A constituição da comunicação foi em cima da troca simbólica, da expressividade dos homens.


A comunicação está presente em todos os aspectos da vida contemporânea, desde a nossa infância até os nossos compromissos com nossas atividades profissionais.

Somos comunicadores. Hoje e sempre.


O movimento ativa o canal dos sentidos deixados de lado devido a comunicação oral. No entanto, é de extrema importância o conhecimento de todos nós para a nossa comunicação corporal. O que está em nós somos nós.

Somos a nossa comunicação.


Livro Somos o que Prana - Mariana Branco - ARTe COMM YOGA




1 visualização0 comentário
bottom of page